Para aprovar um financiamento é necessário estar com o nome limpo. Isso ocorre porque as instituições financeiras, antes de emprestarem qualquer valor, fazem uma análise de crédito.

O objetivo é obter informações se o contratante será capaz de pagar o valor emprestado. Além disso, são considerados os riscos envolvidos na transação, ou seja, a possibilidade da empresa não receber esse valor de volta.

Nessa avaliação são considerados fatores como:

• Padrão de relacionamento e comportamento financeiro;

• Histórico de negativações de dívidas;

• Atualização de dados cadastrais;

• Pagamento em dia de contas.

Com isso, ao realizar a análise de crédito, as instituições ou bancos podem comprovar os rendimentos do cliente e identificar a sua capacidade de arcar com a dívida assumida.

Geralmente, o valor da parcela do empréstimo ou financiamento não pode ser maior que 30% do total dos ganhos.

Score de crédito é fundamental para aprovar o financiamento;

O score de crédito é a peça chave para você conseguir aprovar o financiamento. É através dessa ferramenta que instituições financeiras, lojistas e bancos decidem se vão ou não conceder crédito aos seus consumidores.

A pontuação pode variar de 0 a 1.000, sendo que quanto maior a pontuação, menor o risco, e quanto menor a pontuação, maior o risco para a empresa.

A pontuação é influenciada por diversos fatores de comportamento do consumidor.

Por exemplo, o pagamento de contas em dia, ter o nome sujo, o relacionamento financeiro com empresas, faixa de renda, entre outros. Ele pode variar de acordo com o modelo estatístico da empresa.

Mediante essas informações, é realizado um cálculo estatístico e automaticamente o sistema relaciona uma pontuação ao consumidor.

Quanto mais alto for o valor calculado, melhor será para o seu currículo financeiro e maior a chance de aprovar o financiamento.